Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Workshop aborda recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Da Redação

Em 25/11/2021 às 11:20

Por conta de sua deficiência visual, Beto se apresenta em companhia de seu cão-guia, um labrador que o acompanha por todas as suas atividades

(Foto: Arquivo/Sesc)

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e o Sesc Thermas de Presidente Prudente promovem workshop com o tema “Lazer e Cultura: Recursos de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual”. A atividade faz parte da Semana Modos de Acessar, que vai de 3 a 10 de dezembro.

Com inscrições gratuitas, o evento será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com início às 19h30, pela plataforma Zoom. Em três encontros, o curso aborda o universo das pessoas com deficiência visual, suas barreiras e possibilidades de acesso à atividades de lazer e cultura.

Serão discutidos princípios básicos de orientação e mobilidade, passando por um panorama dos games acessíveis como ferramentas de lazer e inclusão bem como a audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros.

O mediador dos encontros será o sociólogo, jornalista, radialista e gestor em inclusão, acessibilidade e diversidade humana, Beto Pereira, que irá utilizar recursos multimídia acessíveis com audiodescrição além de atividades práticas.

Por conta de sua deficiência visual, Beto se apresenta em companhia de seu cão-guia, um labrador que o acompanha por todas as suas atividades.

Para fazer a inscrição basta acessar o site: inscricoes.sescsp.org.br

Programação

01/12 - Orientação e Mobilidade
Encontro abordará técnicas que possibilitam a locomoção com segurança e independência em locais internos e externos.
Discutiremos a acessibilidade em ambientes digitais e como potencializar o uso desses recursos de acessibilidade.

02/12 - Introdução - Audiodescrição para Atividades Culturais
A Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que aumenta a compreensão das pessoas com deficiência visual em diversos eventos culturais, desde programas de TV, cinema, música, teatro etc, por meio de informação sonora.
É uma atividade que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição também auxilia o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.

03/12 - Acesso ao Lazer online e presencial: Games Acessíveis
Apresentaremos jogos acessíveis para pessoas com deficiência visual. Através de recursos sonoros, são reconstituídos diversos tipos de ambientes e situações, possibilitando diferentes jogos de aventura, raciocínio, entre outros.
Além do lazer em ambiente digital, discutiremos as barreiras e os desafios para o acesso ao lazer de pessoas cegas ou com baixa visão.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.