Da Redação
Em 21/04/2025 às 09:54
Vivendo em média até 50 anos, ele chega a medir até três metros
(Foto: Cedida/PMA)
Nesse domingo (20), uma equipe da Polícia Militar Ambiental capturou um jacaré-do-papo-amarelo, que foi localizado em uma rua do município de Irapuru, região da Alta Paulista.
O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros de Dracena e entregue na sede do Pelotão Ambiental.
Em boas condições, o jacaré foi solto no Rio Aguapeí, em Pacaembu.
A espécie
Com nome científico Caiman latirostrispode, o jacaré-de-papo-amarelo é um réptil comumente encontrado em regiões próximas às bacias dos rios Paraguai, Paraná, Uruguai e São Francisco, no sudeste da América do Sul, tendo ainda mais predominância do leste do Brasil até o Uruguai.
Os ecossistemas prediletos desses animais são os costeiros – como os mangues – e costumam ainda habitar as margens de rios, brejos, riachos, lagos e lagoas. Ele chega a medir até três metros e possui cor-oliva na fase adulta, enquanto os filhotes são mais amarronzados, com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula.
A dieta do animal é carnívora e variada, que vai de moluscos, pequenos vertebrados, mamíferos, aves e répteis. Vivendo em média até os 50 anos, esses animais são ovíparos, isto é, se reproduzem liberando ovos, resultando em 40 filhotes por período reprodutivo.
Diferente dos outros répteis e espécies de jacarés, ele não tem escamas propriamente ditas, mas possuem placas dérmicas que vão auxiliá-lo na proteção do organismo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.