Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oeste Paulista tem segunda cidade catalogada com variante da covid

Da Redação

Em 10/03/2021 às 17:03

De acordo com diversos estudos, a variante brasileira P1 sofreu mutações que tornam o coronavírus mais contagioso

(Foto: Arquivo)

Presidente Venceslau é a segunda cidade da região do Oeste Paulista a confirmar a presença da nova variante do coronavírus. Nesta quarta-feira (10), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou resultado de exame colhido no mês passado.

De acordo com o órgão, o Instituto Adolfo Lutz realizou a coleta de amostras em 53 cidades. Entre elas, a de uma paciente venceslauense de 45 anos, em fevereiro. Nele, foi identificada a nova variante brasileira do coronavírus (P1).

Dracena foi a primeira

Considerada mais letal e transmissível, a nova variante brasileira foi encontrada em nove de 10 amostras colhidas de pacientes da cidade de Dracena  - 102 km de Presidente Prudente. O levantamento foi realizado após o sistema hospitalar da cidade da Nova Alta Paulista entrar em colapso em poucos dias.

Através de coleta feita por laboratório local, foram enviadas amostras para a rede de laboratórios Dasa, em Barueri. O anúncio dos resultados foi realizado na última sexta-feira (5). 

Prudente aguarda resultados

A cidade de Presidente Prudente também decidiu enviar amostras para detectar a variante após a explosão de internações e de mortes provocadas pela doença nos últimos dias. Ainda não há previsão de entrega dos resultados.

Mais contagiosa

De acordo com diversos estudos, a variante brasileira P1 sofreu mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e resistente a anticorpos que combatem a doença no organismo, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da covid-19.

Além do Amazonas, o Ministério da Saúde diz que a nova variante do coronavírus já foi identificada em nove Estados, incluindo Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Em São Paulo, foram identificados casos na cidade de Araraquara, na capital paulista, em Jaú e em Águas de Lindóia.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.