Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara-PP cobra revisão de privatização do aeroporto após 'enxugamento'

ROGÉRIO MATIVE

Em 26/04/2021 às 09:00

Terceiro no ranking estadual no número de passageiros, o aeroporto prudentino carece de estrutura para acomodar usuários e receber aeronaves de maior porte

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Apesar de contar inicialmente com previsão de R$ 22 milhões em investimentos nos primeiros três anos de concessão, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros sofreu um enxugamento no projeto de obras de ampliação inserido no edital da licitação promovida pelo Governo do Estado. A mudança gerou uma avalanche de frustração e revolta diante da doação de uma grande área doada pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Terceiro no ranking estadual no número de passageiros, o aeroporto local carece de estrutura para acomodar usuários e receber aeronaves de maior porte, o que o colocaria no mapa nacional da aviação.

No ano passado, o ex-prefeito Nelson Bugalho (PSDB) publicou lei autorizando a doação de uma área de 248.957,97 metros quadrados ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

O terreno fica anexo ao Aeroporto Estadual ‘Adhemar de Barros’ e faz parte da proposta de ampliação do local, com novas adequações na pista, construção de novo terminal de passageiros e modernização dos equipamentos e navegação aérea, além de uma nova entrada para passageiros pelo prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes.

De quebra, o local também receberia sede própria da Receita Federal e, desta forma, transformando o município em polo de distribuição (posto alfandegário) e internacionalização.

Recuou

De acordo com a União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), o Governo do Estado recuou diante da promessa feita pela subsecretária estadual de Parcerias, Tarcila Reis Jordão, que havia se comprometido, junto ao seu corpo técnico, rever os parâmetros apresentados ao setor privado. 

Pressão ampliada

Agora, além da Uepp, a Câmara Municipal de Prudente - responsável pela aprovação do projeto de doação da área - entrou na briga pela revisão do edital de licitação

Por meio de requerimento de providências assinado por todos os vereadores, o Legislativo solicita do governador João Doria (PSDB) e do grupo responsável pelo plano de concessão de aeroportos providências para que "reveja a condição do Aeroporto de Presidente Prudente pelos compromissos do Estado após as doações das áreas feitas pelo município para ampliação do aeródromo".

Também são citados o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e o prefeito Ed Thomas (PSB). 

O documento será discutido durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26), a partir das 16h.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.