Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

CEU do Alvorada recebe espetáculo “O fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Benjamim”

Da Redação

Em 04/11/2022 às 15:31

Gratuita, apresentação conta com acessibilidade em Libras

(Foto: Divulgação/Galpão da Lua)

No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, o espetáculo “O fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Benjamim” busca trazer à tona a vida, a obra e o pensamento desses dois grandes nomes do circo e do circo-teatro. 

Promovido pela Federação Prudentina de Teatro (FPTAI) e Galpão da Lua, a peça será apresentada neste sábado (5), às 20h, na Praça do Centro de Esportes Unificados (CEU) do Parque Alvorada, zona leste de Presidente Prudente.

Em “O fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Benjamim”, os artistas instigam o público a imaginar o que esses grandes personagens pensariam sobre o futuro deste fazer artístico em um imaginário de 2022. 

Essas e outras questões, misturadas a números musicais, entradas cômicas e cenas do circo-teatro, buscam trazer nesse fabuloso encontro, o legado dessa tradição milenar que até hoje busca, aos trancos e barrancos, manter seu fazer artístico com garra e beleza. 

A apresentação conta com acessibilidade em Libras.

História

Benjamim de Oliveira (1870-1954), nascido em Pará de Minas (MG) é considerado o pai do circo-teatro e o primeiro palhaço negro no Brasil. Foi empresário, músico, compositor e ativista. 

Aos 12 anos, devido à violência paterna, Benjamim decidiu fugir com um circo que visitava sua cidade. Neste, aprendeu a fazer acrobacias e a arte do trapézio, mas também enfrentava uma rotina diária de treinamento e tarefas domésticas e, após três anos, fugiu pela segunda vez na vida, provavelmente porque era espancado. 

Ao longo de sua carreira, Benjamim escreveu e adaptou mais de 100 textos, popularizando o circo-teatro, sendo uma importante forma de democratização do teatro no Brasil, pois levava espetáculos a todas as camadas sociais, seja nas grandes cidades e ou no interior. 

Mas apesar de seu enorme sucesso, a vida de Benjamim terminou praticamente na miséria. Abelardo Pinto (1897-1973), o palhaço Piolin, vindo de família circense, já nasceu debaixo da lona do circo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. 

Devido a sua grande importância na arte circense, teve sua data de nascimento, 27 de março, considerada como o dia nacional do circo. Além de palhaço, Piolin foi um artista múltiplo, sendo também malabarista, contorcionista, mímico e músico. 

Famoso por misturar linguagens e reinventar a palhaçaria, escrevia e atuava em suas comédias que eram assistidas por milhares de pessoas, fazendo muito sucesso, chegando a participar do filme Tico Tico no Fubá. 

Durante quase 30 anos Piolin teve seu circo armado em São Paulo, primeiro no Largo do Paissandu e, depois, na Avenida General Olímpio Galvão e, ainda em vida, foi homenageado pelos modernistas no evento antropofágico “Vamos comer Piolin”, que de corpo presente, representou sua própria morte em um “ritual antropofágico” proposto por Oswald de Andrade que o considerava um exemplo de artista genuinamente brasileiro e figura singular da cultura popular do Brasil. 

Serviço

O CEU do Alvorada fica na  Avenida Tancredo Neves, 2150.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.