Da Redação
Em 16/11/2022 às 08:53
No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e música ao vivo
(Foto: Ricardo Camargo)
A celebração às artes cênicas se mantém viva no sexto dia de espetáculos do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp). Nesta quarta-feira (16), quem sobe ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, é a La Vaca Companhia de Artes Cênicas, de Santa Catarina, e o Grupo Manuí, de São Paulo, que abre a programação, às 10h, com ‘Nhanderuvuçu, O Menino Trovão’.
O espetáculo conta a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano. Nascido a partir do sonho de Tupã, o menino trovão era muito leve e não conseguia ficar na terra. Ele recebe do Criador a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os Nandejaras, professores que o ensinam a viver na terra e, por fim, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem.
No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e música ao vivo, projeção de vídeo cenário e fragmentos da versão audiovisual, transmitindo ao público toda a emoção da jornada de Nhanderuvuçu de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.
Mais tarde, às 20h, é a vez de Renato Turnes subir ao palco com ‘Homens Pink’, performance documental solo baseada em depoimentos de um grupo de senhores gays, no sentido de atualizar memórias e resistências.
No corpo-arquivo em cena, narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um documento performativo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.
Recordações pessoais do ator se fundem a lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros.
Ingressos
O acesso aos espetáculos realizados pelo Fentepp é gratuito, mas necessita de retirada de ingressos previamente, exceto para os de ruas e praças. A retirada ocorre sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, a partir das 9h, no Balcão de Informações do Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, de acordo com a capacidade dos espaços.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.