Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Abandonada, figueira centenária agoniza apesar de decreto de 'proteção'

ROGÉRIO MATIVE

Em 07/12/2020 às 12:33

Apesar de dois boletins de ocorrência, figueira segue sendo envenenada

(Foto: M2 Comunicação)

Menos de dois anos do primeiro atentado, a figueira centenária localizada na Rua Bela, ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM) de Presidente Prudente, agoniza diante da inércia das autoridades em salvá-la de seguidos envenenamentos, que continuam enfraquecendo a espécie 'protegida' por decreto municipal. 

Em 20 meses, desde a denúncia feita pelo Portal, a copa - antes frondosa - apresenta diversas falhas. Vários galhos secos ganham destaque, sendo que alguns começam a cair após o ataque de cupins e outras doenças oportunistas, que se aproveitam da saúde enfraquecida da árvore devido aos diversos envenenamentos enfrentados.

No ano passado, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) - promotor de Justiça de Meio Ambiente licenciado - decretou o tombamento da árvore, além de mais dois exemplares da mesma espécie, que estão localizados na Rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abud; e na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, próximo à rotatória da Avenida Coronel José Soares Marcondes.

No papel, ficaram declaradas como de Proteção ao Patrimônio Paisagístico "por seu valor natural e paisagístico". As espécies têm o nome científico de “Ficus elástica”, pertencente à família “Moraceae”, e nome popular Figueira ou Falsa Figueira.

O decreto aponta que uma placa metálica seria fixada junto a cada árvore atentando sobre o tombamento. "As árvores aqui citadas ficam imunes a corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva ou drástica e todo e qualquer prática de injúria que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário", diz o documento.

Como responsável, foi escalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), que deveria tomar os procedimentos e obrigações para a proteção das árvores protegidas, bem como as providências em caráter permanente especialmente à poda e cuidados de cultivo para sua conservação.

Mas...

Diferentemente o que está exposto no papel, o tempo passou e, na prática, nada foi feito no caso da figueira da Rua Bela. Nesse tempo, ela sofreu novos envenenamentos e, ainda, um incêndio.

Imagens realizadas pela M2 Comunicação, na semana passada, mostram a evolução do definhamento da árvore de fevereiro de 2019 até os dias atuais.

Imagens revelam contraste após 20 meses |Fotos: M2 Comunicação

Já a figueira da Vila Marcondes foi cercada e o seu entorno ganhou calçamento, enquanto que a árvore do Parque do Povo apenas um conjunto de luzes. 

Sem ação

Apesar de dois boletins de ocorrência registrados e inquérito aberto, não houve ação tomada pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE-SP) visando cessar o envenenamento da figueira centenária.

Anuncia poda e cercamento

De acordo com a Prefeitura de Prudente, uma poda de galhos será realizada nesta terça-feira (8), além de revelar o cercamento da espécie ameaçada. "Como se trata de galhos muito elevados, o corte será realizado com auxílio de uma plataforma elevatória". 

"Também para a semana que vem está previsto o início do cercamento da árvore, com o objetivo de protegê-la de eventuais colisões de veículos e atos de vandalismo", pontua.

Por fim, a Prefeitura lamenta não ter localizado o autor do envenenamento da figueira. "É importante lembrar que, por duas vezes, a árvore apresentou sinais de envenenamento, os quais foram comunicados à Polícia por boletins de ocorrência. Infelizmente, até o momento não foi possível localizar os eventuais responsáveis", finaliza.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.