Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ano letivo na rede municipal tem início em fevereiro com 100% dos alunos

Da Redação

Em 25/01/2022 às 09:00

Poderá haver mudanças no planejamento inicial em piora no quadro atual da pandemia

(Foto: Arquivo/Secom)

Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) anuncia a previsão do retorno presencial das aulas para o dia 7 de fevereiro, quando terá início o ano letivo de 2022. A novidade será a utilização do currículo estadual nas unidades municipais de ensino.

Em meio ao novo pico da pandemia provocado pela variante Ômicron, a previsão é retomar as aulas com 100% dos alunos. Contudo, poderá haver mudanças no planejamento inicial, adianta a assessora de secretaria da Seduc, Mara Elisa Macedo.

“No entanto, como ainda estamos vivendo em um cenário de pandemia, diante de orientações da Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária e deliberações legais, estamos prontos a atender as determinações que surgirem, seja em relação a presença parcial de alunos, aulas remotas e vacinação, considerando a experiência que adquirimos ao longo desses quase dois anos de pandemia”, declara.

Antes da volta dos estudantes, os dias 2, 3 e 4 serão reservados para que professores e equipes de Educação discutam o planejamento escolar do ano letivo.

"O calendário para o ano letivo está em processo de finalização. E será divulgado nos próximos dias", finaliza.

Novo currículo

Em decreto publicado nessa segunda-feira (24), a Prefeitura decidiu trocar o Currículo do Sistema Municipal de Ensino. A escolha foi pelo modelo do Governo do Estado de São Paulo, que é empregado em 621 cidades. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sintrapp) divulgou nota de repúdio contra a mudança.

Para alterar o plano de ensino, a Prefeitura justifica que "os sistemas devem ser organizados em regime de colaboração entre a União, Estados e municípios" requerendo a articulação entre as diversas etapas de educação.

A Prefeitura diz ainda que a articulação deve ocorrer por meio do alinhamento dos fundamentos pedagógicos e de apoio aos processos de transição harmônicos da educação infantil, que engloba o Ensino Fundamental ao Ensino Médio para o "sucesso escolar de todos os alunos".

Segundo o Executivo, o currículo paulista foi elaborado e aprovado em 2019, após a participação de 29,7 mil profissionais, entre eles "os profissionais de educação do município".

"A implementação do currículo paulista na rede municipal irá dirimir conflitos à medida que, durante o processo, será de extrema relevância todos os estudos realizados pelos profissionais da educação visando implementar um currículo na rede municipal".

Assim, o currículo paulista entra em vigor a partir deste ano em toda a rede municipal.

É contra

Em nota, o Sintrapp afirma que a decisão foi tomada de forma "unilateral e antidemocrática". Ainda conforme o sindicato, o atual currículo foi estabelecido por meio do Plano Municipal de Educação (PME). "Este prevê que o município construa um currículo próprio para o ensino".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.