Da Redação
Em 26/01/2021 às 21:30
Documento baseado em dados do Portal foi entregue pelo prefeito Ed Thomas Marco Vinholi
(Foto: Secom)
Em ofício construído com base nos dados publicados de levantamento realizado pelo Portal, a Prefeitura de Presidente Prudente pediu ao Governo do Estado a reconsideração do rebaixamento da região para a fase vermelha do plano de flexibilização da quarentena. O argumento é de que o Oeste Paulista tinha índices de taxa de ocupação de leitos favoráveis para a manutenção do funcionamento do comércio.
O documento foi entregue pelo prefeito Ed Thomas (PSB) ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante evento de apresentação do Programa Pontal 2030, cuja ideia é promover ações a fim de potencializar a região do Pontal do Paranapanema nos próximos 10 anos. O encontro foi no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Ed Thomas argumenta que Prudente e região apresentavam índices de ocupação de leitos compatíveis com a fase laranja na data do anúncio da reclassificação, que ocorreu no último dia 22. A revelação foi feita pelo Portal, em levantamento que apontou o uso de dados antigos pelo Estado para rebaixar a região para a fase vermelha.
Além disso, pontua que os indicadores de novos casos por 100 mil habitantes, novas internações por 100 mil habitantes e novos óbitos por 100 mil habitantes seriam suficientes para colocar a 10ª Região Administrativa na fase amarela - fase vetada pelo Estado a todas as regiões na última reclassificação.
"A situação regional deverá ser melhorada quando o Estado de São Paulo implantar os prometidos novos 20 leitos, o que ocorrerá, por certo, muito em breve dado o seu caráter de urgência", diz o prefeito de Prudente.
O ofício conta com a assinatura do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Jorge Duran, que é presidente em exercício da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.