Da Redação
Em 02/10/2019 às 09:00
Arroyo acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país
(Foto: Lidyane Ponciano)
A escuta direciona o olhar, além de promover e viabilizar bons encontros com o outro por meio do diálogo. Pensando nisso, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove um bate-papo sobre a arte da escuta com Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo e Roberto Bertoncini. A conversa, que integra a programação do Ciclo Educar Hoje, acontece nesta quinta-feira (3), às 19h, na área de convivência, com entrada gratuita.
O mundo contemporâneo, movido pela agitação cotidiana em um ambiente urbano, industrializado e competitivo, resulta cada vez mais em comportamentos individualistas, refletidos, sobretudo, nas relações sociais, seja no âmbito familiar, amoroso, profissional e amigável.
As pessoas estão menos preocupadas umas com as outras e isso afeta as formas de diálogo e principalmente da escuta entre elas. Essa fragilidade de laços pode ser explicada por meio da teoria da “Modernidade Líquida”, formulada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que explica as relações pós-modernas pautadas na fluidez e ausência de forma definida, onde todos vivem uma espécie de “eterno presente”.
Dessa forma, faz-se necessário parar, observar e compreender o que o outro está falando. Saber escutar de forma atenta, isenta e empática é fundamental para estabelecer conexões em qualquer âmbito da vida. A escuta afetiva pode trazer reflexões e até mesmo transformar comunidades, bairros, cidades e a sociedade.
Neste ano, o ‘Ciclo Educar Hoje’ propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade, traz como tema ‘A Importância da Escuta’, sugerindo a ideia de que ao garantir o espaço de fala, se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta – a escuta.
Desta forma, a educadora social Bel dos Santos Mayer, o cientista social Miguel Arroyo e o artista plástico e pedagogo Roberto Bertoncini se juntam para uma conversa sobre a importância da escuta no processo de formação educacional.
Visando compreender o desenvolvimento da criança a partir das suas potencialidades, da sua construção cultural e do seu modo de ser, o diálogo parte do princípio de que ações como essa contribuem para a formação de um indivíduo com maior autonomia e, ainda, com capacidade para ouvir o outro.
A escuta qualificada pressupõe o entendimento da diversidade de territórios em que a criança está inserida, considerando todas as suas relações socioculturais e, nesta perspectiva, incorporar o ato de uma escuta sensível vai além da oralidade.
Sobre os profissionais
Bel dos Santos Mayer
Educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura. Licenciada em Ciências/Matemática (USJT) e Bacharel em Turismo (UAM).
Possui especialização em Pedagogia Social e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), onde pesquisa sobre a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades.
Miguel Arroyo
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991).
Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
Roberto Bertoncini
Artista plástico, laureado em estética pela Universidade de PISA/ITA, com experiência na área da Arte e Educação, com especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter.
Possui licenciatura em Pedagogia pela UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é docente do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente.
Serviço
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.
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