ROGÉRIO MATIVE
Em 29/01/2021 às 08:40
Nesta semana, a Prudente Urbano sofreu a terceira greve de funcionários em menos de um ano.
(Foto: Arquivo/Secom)
Por ora, qualquer possibilidade de nova greve no transporte coletivo está afastada. A garantia de paz entre funcionários e a concessionária Prudente Urbano foi dada pela Prefeitura de Presidente Prudente, nesta sexta-feira (29), ao antecipar a primeira compra de passes. Com isso, a empresa poderá cumprir com a promessa feita nesta semana.
Para cessar a paralisação da categoria, iniciada na segunda-feira (25), a Prudente Urbano havia garantido a quitação de R$ 200 do vale-alimentação e do adiantamento salarial - ambos vencidos na semana passada - para esta sexta.
Neste mesmo dia, no Diário Oficial Eletrônico (DOE), a Prefeitura publica termo de decisão para a aquisição de passes urbanos para alunos atendidos pelo Centro de Avaliação e Aprendizagem (Centrinho), sem a exigência de licitação.
Criado em 1999, o Centrinho está vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O serviço conta com uma equipe interdisciplinar atendendo crianças da rede pública com dificuldade de aprendizagem.
No documento, a Prefeitura não detalha a quantidade de passes e o valor da compra.
Resto na prestação
Apesar da medida tomada pela Prefeitura amenizar o problema da Prudente Urbano, os funcionários ainda seguem com horas-extras e 1/3 de férias em atraso desde setembro do ano passado.
Em relação ao valor pendurado, a empresa acordou em pagar de forma parcelada, conforme a entrada de dinheiro em caixa.
Terceira greve em menos de um ano
Nesta semana, a Prudente Urbano sofreu a terceira greve de funcionários em menos de um ano. A motivação para a paralisação foi a mesma de sempre: atraso no pagamento de benefícios.
Para escapar de possíveis interrupções no transporte coletivo, a Prefeitura de Prudente anunciou o cadastramento de vans escolares como forma de garantir o serviço ao usuário. Ainda ameaçou suspender o contrato de concessão com a empresa em caso de novas paralisações.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.