Da Redação
Em 03/01/2022 às 21:56
Professores convocados poderão atender todas as turmas de educação infantil do município, incluindo os berçários
(Foto: Arquivo/Secom)
Em busca de atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE-SP), a Prefeitura de Presidente Prudente convocou 67 professores de educação infantil, que foram aprovados em concurso público realizado ainda em 2017. O ato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (3).
Com o ingresso dos novos professores na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) passa a operar dentro das regras exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que exige professor nos berçários em pelo menos um dos períodos.
“Os professores convocados poderão atender todas as turmas de educação infantil do município, incluindo os berçários. Sendo que após o processo de entrega de documentos e perícia, ao tomar posse, deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação, onde terão suas classes atribuídas nas escolas que atendem à Educação Infantil do Município”, explica a coordenadora de Gestão Educacional, Francielle Bonfim Beraldi.
Desta forma, após todo o processo admissional, que inclui análise documental e exames médicos, os professores serão nomeados em caráter efetivo. O prazo é de 30 para a entrega da documentação na Secretaria Municipal de Administração, que pode ser prorrogável por mais 30 dias, mediante solicitação.
O TAC
Em setembro do ano passado, a Prefeitura firmou um TAC comprometendo-se a nomear 10 professores de educação infantil até 30 de novembro, além de outros 67 profissionais até 31 de janeiro de 2022. Ou seja, a medida foi antecipada pelo município.
Para tal, teve que contar com a aprovação de projeto de lei extinguindo 150 cargos de educador infantil e, ao mesmo tempo, criando outros 77 cargos de professor de educação infantil.
Os 77 novos cargos na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) estão inseridos na referência "D01", enquanto que os extintos pertenciam à referência "EI01"..
Escolas abertas nas férias
A Seduc iniciou, nesta segunda-feira, o atendimento extraordinário de férias em quatro unidades de educação infantil, que atenderão 88 crianças de 0 a 3 anos, matriculadas em período integral, até 19 de janeiro.
Para esta ação, as selecionadas foram: Escola Municipal Carla Simone da Silva Alves, no Residencial Monte Carlo, Escola Municipal Erika Portella Rodrigues, no Residencial Itapuã, Escola Municipal Mário Peretti, no Residencial III Milênio, e Escola Municipal Sylvia Marlene Pereira Faustino, no João Domingos Netto.

Segundo a coordenadora de gestão pedagógica da Seduc, Francielle Bonfim Beraldi, as quatro unidades escolares, todas de gestão compartilhada com a Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, foram escolhidas estrategicamente para atender os munícipes das regiões norte, oeste, leste e sul.
“Anteriormente, apenas uma unidade era aberta no período de férias. Neste ano, expandimos o atendimento para facilitar o acesso”, relata.
A coordenadora explica que a iniciativa visa atender às famílias que apresentaram o comprovante de trabalho e não possuem rede de apoio no período de férias. “O atendimento de férias será até 19 de janeiro. Já ano letivo de 2022 será iniciado em 3 de fevereiro. Neste intervalo, a secretaria orienta que os alunos descansem e sejam acolhidos em suas casas”, finaliza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.