Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente recebe plano de desenvolvimento da economia criativa

Da Redação

Em 15/12/2022 às 20:06

Plano servirá como base para uma eventual candidatura do município ao selo da Rede de Cidades Criativas da Unesco

(Foto: M2 Comunicação)

No próximo sábado (17), será feita a entrega do documento final do Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa para a Prefeitura de Presidente Prudente. 

O plano servirá como base para uma eventual candidatura do município ao selo da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Todo ano, cada país-membro da Organização das Nações Unidas (ONU) indica duas cidades para pleitear o selo. 

Além de Presidente Prudente, o programa Cria SP conta com Ribeirão Preto, Santa Bárbara d´Oeste, Santa Fé do Sul, São Caetano do Sul, São Luis do Paraitinga, Sertãozinho, Bauru, Cubatão e Itanhaém.

O Cria SP é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, com participação de gestores públicos e representantes da sociedade civil, que traça um diagnóstico dos potenciais locais e realiza ações que desenvolvem as cidades por meio da cultura e da criatividade.

Seleção

A seleção desses municípios ocorreu de forma integrada ao programa 'Juntos Pela Cultura', que, por meio de chamadas públicas, viabiliza a seleção de prefeituras como parceiras na execução dos principais programas estaduais para o impulsionamento do setor criativo e cultural. 

De caráter municipalista, os programas de coinvestimento integrantes do Juntos Pela Cultura visam a capilaridade e transparência dos investimentos estaduais no território e o estímulo ao desenvolvimento.

Para participar do Cria SP, os municípios interessados enviaram à chamada pública informações básicas sobre o setor criativo local, com indicações dos principais ativos, os traços identitários, os patrimônios materiais e imateriais e as iniciativas de cada cidade. 

As informações subsidiaram a escolha dos municípios por comissão de seleção constituída por especialistas que consideraram o potencial, maturidade, institucionalidade e oportunidades presentes nas políticas e ações existentes.

Ações em 2022

Cada município recebeu orientação técnica para a identificação e caracterização do campo criativo em que se destaca, dentre aqueles identificados pelo programa da Rede de Cidades Criativas da Unesco como decisivos para estimular a vitalidade econômica e a inovação e reforçar a inclusão e a diversidade de expressões culturais como forma de enfrentar os desafios emergentes: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Com o apoio do mentor, especialista no segmento criativo, cada município constituiu seu grupo de trabalho, construiu um plano de ação e estratégias de mobilização de representantes de alto nível do governo municipal, agentes do campo criativo, entidades da sociedade civil, além do setor privado, para envolvimento no processo. O lançamento do programa em cada município foi um marco local de início dos trabalhos, comunicando e convocando a comunidade à participação. Desde então foram inúmeras visitas técnicas, reuniões de mentoria, encontros de trabalho, workshops, reuniões para a sensibilização de atores estratégicos. 

Os Planos de Mobilização Social e Comunicação desenvolvidos definiram estratégias de identificação, seleção e articulação dos atores, instituições e segmentos criativos que foram alvo de mobilização e engajamento, bem como os meios de comunicação, os recursos e formas de coletivização do processo e de publicização das ações e eventos programados, com vistas ao alcance da ampla participação da sociedade civil. 

Também foram produzidos diagnósticos setoriais do campo criativo identificado como vocação de cada município, a partir de pesquisa, levantamento e sistematização de dados, resultando em um descritivo quantitativo e qualitativo que contempla informações geopolíticas, sociais, demográficas, características históricas, culturais e econômicas, dentre outras. 

Com a elaboração dos Planos Estratégicos Setoriais, foram determinadas as diretrizes e caminhos para o desenvolvimento da economia criativa, bem como Agendas Estratégicas Setoriais, consolidando um plano de ação local. 

Em paralelo também foram sendo realizadas atividades para o planejamento passo a passo da elaboração dos documentos específicos necessários à uma eventual candidatura de cada município à Rede de Cidades Criativas da Unesco. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.