Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente Urbano comunica corte em salários e transporte pode parar

Sindicato da categoria sinaliza greve e revela 'trabalhador esgotado'

ROGÉRIO MATIVE

Em 18/01/2021 às 16:14

Após CPI, transporte coletivo segue deficitário e pode enfrentar primeira greve do ano

(Foto: Arquivo/AI Câmara)

Um novo ano começou, contudo, os problemas envolvendo a concessionária Prudente Urbano seguem respingando no transporte coletivo de Presidente Prudente. Desta vez, a proposta de cortar os salários dos motoristas pela metade deve culminar na primeira greve de 2021. De acordo com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários (Sintrattepp), a categoria "está esgotada".

A decisão de reduzir o pagamento dos motoristas foi comunicada ao Sintrattepp em meio ao impasse envolvendo a empresa e Prefeitura sobre o reajuste de tarifa e processo administrativo aberto no fim do ano passado para apurar 13 irregularidades elencadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal.

Do outro lado, usuários do transporte coletivo seguem enfrentando o calvário perpetuado nos últimos anos e agravado durante a pandemia: falta de horários e ônibus lotados, diariamente.

Sem condições

Ao sindicato, a Prudente Urbano alega que não tem condições em manter o pagamento integral do salário-base dos motoristas, de R$ 1.822, após o Governo Federal cortar o auxílio aos empregadores.

"A empresa alega que não tem condições de arcar com o salário integral dos motoristas. Ela está querendo cortar 50% do salário-base da categoria, além de não arcar com o pagamento de hora-extra", expôs o presidente do sindicato, Wagner Schiavão, em entrevista ao repórter da Rádio Comercial AM, Cláudio Moreno.

Segundo ele, os funcionários ainda sofrem com a falta de pagamento de horas-extras e de férias desde setembro. "Tem hora-extra desde setembro sem pagar, um terço das férias também não está sendo pago. A gente sabe das dificuldades da empresa, mas o trabalhador não pode ficar na situação que está", reclamou.

"No mês passado, tivemos uma briga ferrenha com a empresa e conseguimos manter o valor do ticket. Mas, agora ela quer mexer no salário do trabalhador", disse, ao lembrar as paralisações realizadas no ano passado diante dos seguidos atrasos no pagamento de salário e vale-alimentação. 

Conforme apurou o Portal, a empresa também não quitou os valores referentes ao parcelamento da outorga e do Imposto Sobre Serviço (ISS), que foram suspensos pelo ex-prefeito Nelson Bugalho (PSDB) por curto período e que deveriam ser depositados até 31 de dezembro.

Revela punição a trabalhadores

Desmotivados com a falta de pagamento, os motoristas são punidos com 'gancho' por não aceitarem passar do horário. "A empresa não está pagando e o trabalhador não quer fazer mais horas além de sua jornada, com isso [a empresa] vai e pune o trabalhador com advertência e gancho descontando do salário", denuncia.

No ano passado, foram duas paralisações no transporte | Foto: Arquivo/Sérgio Borges/Nofoco

Segundo ele, a categoria discutirá a greve no transporte caso a Prudente Urbano não mude de ideia. "A qualquer momento pode ocorrer uma nova paralisação, vamos discutir isso em assembleia. Vai ter mais uma rodada de negociações, mas pelo que vemos haverá nova paralisação do transporte provavelmente na próxima semana", avisou.

"O trabalhador está esgotado. Psicológico da pessoa com conta atrasada, pessoal cobrando... Está difícil", concluiu.

Reunião com a Prefeitura

Nesta segunda-feira (18), uma nova reunião envolvendo representantes da Prudente Urbano e Prefeitura foi realizada para debater soluções e 'aparar arestas'. Até o momento, o prefeito Ed Thomas (PSB) busca manter diálogo com a concessionária evitando uma possível ruptura.

No encontro, a empresa solicitou ajuda do Poder Executivo. Participaram os representantes da empresa, Paulo Humberto Naves Gonçalves, Lucas Silva Gonçalves e Mariângela Silva Gonçalves, além do secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Jorge Duran Gonçalez.

Ed Thomas diz que se reunirá nos próximos dias com a secretária municipal de Finanças, Célia Molinari, para avaliar a situação e definir as medidas que serão adotadas. 

“Vamos avaliar se é possível retomar parte das parcerias, aquelas que acharmos pertinentes, mas em contrapartida exigiremos serviço de qualidade e retomada das linhas que foram suprimidas. Estamos pensando no bem comum, tanto da empresa quanto dos usuários que merecem um transporte público eficiente”, relata.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prudente Urbano, porém, a empresa avisou que não se manifestará sobre o assunto.

*Atualizada às 18h17 para inserção de nota enviada pela Prefeitura de Prudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.