Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ronaldo Macedo tem nome perpetuado em espaço do Museu e Arquivo Histórico

ROGÉRIO MATIVE

Em 17/11/2021 às 10:16

Iniciativa presta homenagem ao maior "guardião da história de Prudente"

(Foto: Arquivo/Erika Floglia/AI Unoeste)

A partir de agora, a sala anexa ao prédio administrativo do Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente "Prefeito Antonio Sandoval Netto" ganhará um nome: Ronaldo Macedo. A iniciativa presta homenagem ao "guardião da história de Prudente", que faleceu em setembro deste ano.

Para tal, foi aprovado um projeto de lei de iniciativa do prefeito Ed Thomas (PSB), em sessão ordinária na noite dessa terça-feira (16), na Câmara Municipal.

Quem foi Macedo

Professor, jornalista, ator, carnavalesco e, principalmente, o maior guardião da história de Presidente Prudente. Ronaldo Antônio Barbosa Macedo foi um dos maiores defensores e fomentadores da cultura por meio da preservação da memória coletiva.

Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Macedo chegou ainda a estudar Língua e Literatura Árabe. Pela capital paulista, trabalhou como revisor e secretário gráfico de importantes revistas e projetos na Editora Abril.

Chegou ao Oeste Paulista em 1984, quando iniciou a comercialização de produtos de vestuário com firma própria na cidade de Indiana. Mas, foi em Presidente Prudente que o historiador escreveu seu maior capítulo profissional ao guardar e difundir a história da cidade.

Em 1986, começou sua trajetória como programador educacional na Biblioteca Municipal Abelardo de Cerqueira César. Ao longo do tempo, foi programador de eventos e projetos, diretor de Artes Literárias, diretor do Centro Integrado de Informação e, por fim, diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.

No museu, desenvolveu vários projetos como a digitalização do acervo, recuperação de itens, criação de banco de dados, apoio em pesquisas e realização de cursos sobre a história de Prudente, que tinham como principal palestrante o próprio Macedo.

Em 2011, foi homenageado pela Câmara Municipal de Prudente com a entrega do título de 'Cidadão Prudentino' no dia do seu aniversário, em propositura de autoria dos ex-vereadores Nico Rena e Cidão Mendonça.

Últimas contribuições

Possuidor de um vasto repertório de fatos sobre todos os assuntos, Ronaldo Macedo era uma das principais fontes da imprensa para opinar sobre cultura, história, carnaval e política. No ano passado, foi o pilar da matéria produzida pelo Portal sobre o recorde de candidatos na disputa eleitoral.

No mesmo ano, participou de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura com a produção de vídeos contando a história de vários locais de Prudente. 

Servidor municipal aposentado, Macedo faleceu no dia 19 de setembro, aos 71 anos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.