Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Orquestra Sinfônica do Projeto Guri faz última apresentação do ano no Matarazzo

Da Redação

Em 13/12/2023 às 08:02

Criada em 2012, a Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente executa obras do período barroco ao contemporâneo

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (13), às 19h30, a Orquestra Sinfônica do Projeto Guri de Presidente Prudente fará sua última apresentação do ano no Teatro Paulo Roberto Lisboa, Centro Cultural Matarazzo. A entrada é gratuita.

Sob a regência de Francis Auresco, o grupo apresentará as obras: Fred no Frevo, de Ney Rosauro; Nabucco – Abertura, de Giuseppe Verdi; Sangue Vienense e Radetzky March, de Johann Strauss Jr.; Il Signor Bruschino Overture, de Gioachino Rossini; Dança Hungara, de Johannes Brahms; Polka schnell Op. 27, de Josef Strauss; e Sleigh Ride, de Leroy Anderson. 

O comandante

Auresco iniciou seus estudos de violino aos 9 anos, atuou como violinista em quartetos, grupos de câmara e várias orquestras da região. É pós-graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina e formado em música pela Unoeste. 

Atualmente, é professor de violino na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes e no Guri. Com muitos anos de experiência como maestro e violinista, trouxe a Cia. Orquestral inovação e qualidade por meio de uma estrutura de orquestra e arranjos exclusivos.

A orquestra

Criada em 2012, a Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos.

Tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (SP) e no Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra’ Palladio’, de Karl Jenkins. Em 2022, foi regida por Alba Bonfim.

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. 

Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. 

Serviço

Teatro Paulo Roberto Lisboa - Matarazzo
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes
Entrada gratuita

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.