Da Redação
Em 30/08/2021 às 21:23
Mesmo com a idade avançada, Dom José permaneceu celebrando missas em São Miguel Paulista
(Foto: Diocese Prudente)
Aos 89 anos, faleceu o bispo emérito de Presidente Prudente, Dom José Maria Libório Camino Saracho, na tarde desta segunda-feira (30). Ele foi diagnosticado com o quadro de pneumonia.
De acordo com a Diocese, o bispo emérito precisou ser internado para realizar uma cirurgia na vesícula no dia 5 deste mês. Após algumas semanas, seu estado de saúde piorou devido a inflamação nos pulmões.
“Nesses 6 anos que Dom José esteve à frente da Diocese, fez um belo trabalho, de modo particular, na área social. Muito empenhado com os pobres, com os assentados, uma pessoa de grande senso social”, enfatiza o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves.
O corpo será sepultado em túmulo na Catedral São Miguel Arcanjo da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, com celebração de missa de corpo presente.
Da Espanha para o Brasil
Natural de Santurce, Espanha, Dom José estudou no Seminário Menor de Castillho-Elejabeitia e de Vitoria-Gasteiz, ambos no país basco. Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitória, completando os estudos de Teologia no Seminário de Dério, na Espanha.
Em seguida, foi para o Seminário da Diocese de Bilbao, também na Espanha. Possuia títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial.
Dom José Maria foi ordenado presbítero no dia 6 de julho de 1958, na Nuestra Señora de Begoña, em Bilbao. No mesmo ano, até 1967, foi prefeito de disciplina e professor no Seminário de Derio, na Espanha.
No dia 13 de novembro de 1966, dia em que completou 35 anos, chegou como missionário independente no Brasil. Durante um período, ficou residindo na casa paroquial de Itaquera, Zona Leste de São Paulo.
Neste período, atuou como pároco da Paróquia de São Benedito, em Guaianases, outro bairro da capital paulista. Também foi pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo, vigário geral, ecônomo, membro do Conselho de Presbíteros e membro do Colégio de Consultores da Diocese de São Miguel Paulista.
Em julho de 1999, o então Papa João Paulo II, o nomeou bispo titular de Urusi e auxiliar da Diocese de São Miguel Paulista. A ordenação ocorreu no dia 29 de setembro do mesmo ano, na Catedral Diocesana local.
Chegada a Prudente
Após três anos como bispo auxiliar, foi nomeado novamente pelo papa João Paulo II para atuar como bispo diocesano de Presidente Prudente, no dia 20 de fevereiro de 2002.
Tomou posse na Catedral de São Sebastião em 7 de abril de 2002, se tornando o quarto bispo da Diocese. Seu mandato foi até o ano de 2008.
Opiniões fortes
Dom José Maria ficou conhecido por promover diversas obras, como construção de igrejas e a mudança da Rádio Cultura de Santo Anastácio para a Rádio Onda Viva, com estúdios em Prudente.
Porém, ganhou destaque ao opinar sobre diversos assuntos, como invasões de terras, movimentos sociais e até da possível presença da homossexualidade no clero. Em todas as vezes, respondeu todas as perguntas realizadas pelos repórteres ou apresentadores.
Vida ativa
Após sete anos que ficou emérito, Dom José Maria voltou a residir em São Miguel Paulista. Mesmo com a idade avançada, ele permaneceu celebrando na Comunidade de São José Operário, na mesma região.
A última vez que Dom José Maria esteve na Diocese de Presidente Prudente foi em setembro de 2019, onde concelebrou a missa de criação da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Parque Residencial Damha, a qual se emprenhou em construí-la.
Principais obras
Dom José foi responsável pela construção da nova Cúria Diocesana, com a finalidade de centralizar num só espaço a administração. Realizou campanha para a aquisição de um caminhão para a cooperativa dos trabalhadores de produtos recicláveis.
Formou a Equipe Diocesana de Comunicação (EDC), com o objetivo de gerenciar os diferentes veículos de comunicação, como a Rádio Onda Viva. Reformou totalmente o Seminário Diocesano, além de construir novas igrejas e espaços de formação nas paróquias.
Oficializou na Diocese a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e empenhou-se em colocá-la em prática, principalmente no Pontal do Paranapanema. Por sua luta e engajamento social logo passou a responder pela Comissão Pastoral da Terra do Estado de São Paulo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.