Problema crônico, luminárias de postes devem ser trocadas por LED em 100%
ROGÉRIO MATIVE
Em 11/02/2023 às 12:46
Problema crônico, luminárias de postes devem ser trocadas por LED em 100%
(Foto: Arquivo/Rogério Mative)
Problema que se arrasta há anos e causador de inúmeras reclamações de moradores, a manutenção de iluminação pública passa para as mãos de uma nova empresa. Em publicação realizada neste sábado (11), a Prefeitura de Presidente Prudente divulgou a vencedora após dois meses do início do certame.
Entre as três propostas concorrentes, a Stylux Greentech Sistemas de Iluminação de Energia S/A. foi a escolhida. Sediada na capital paulista, a empresa foi fundada em 2015, passando por mudanças recentes na composição societária.
Intitulada como empresa de eficiência energética e de geração de energia na oferta de soluções visando redução de custos em projetos sustentáveis, a Stylux possui desenvolvimento próprio de produtos de iluminação LED e placas fotovoltaicas, produzido na modalidade de O&M em fábricas localizadas na China. Em 2020, entrou no ramo de iluminação pública.
No Interior, presta serviços no município de Assis, sendo autorizada recentemente pelo governo federal a captar até R$ 9,5 milhões, por meio de debêntures incentivadas, para a melhoria da eficiência energética do parque de iluminação pública da cidade, que fica a 126 km de Presidente Prudente.
As debêntures são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores.
Diante do alto investimento que deverá realizar na capital do Oeste Paulista, o modelo pode ser replicado em Prudente.
Deficitária
Até então, os serviços eram prestados pela empresa Ilumina, de Prudente. Nos últimos quatro anos, houve o acúmulo de postes apagados em todos os cantos da cidade, o que gera uma avalanche de reclamações dos moradores diariamente.
Em alguns casos, a troca de lâmpadas é feita por funcionários da Secretaria Municipal de Obras (Sosp).
Nos últimos meses, houve troca de acusações públicas entre a empresa e Prefeitura sobre repasse de valores contratuais, além de cobrança diante da ineficiência da prestação do serviço.
Já assume
A Stylux assume a manutenção da iluminação pública nos próximos dias, segundo apurou o Portal.
O que diz o edital
A licitação para modernização da iluminação pública teve um valor máximo fixado em R$ 75.438.619,20. A empresa vencedora terá que fornecer projetos luminotécnicos com a redução da carga de consumo.
Deverá ainda promover a modernização da iluminação pública, com a substituição das luminárias existentes por luminárias em LED em 100% das vias; além de assumir todas as despesas relacionadas à execução do serviço, incluíndo materiais, peças, equipamentos, mão-de-obra, transportes, seguros, tributos, encargos trabalhistas e previdenciários.
No último levantamento feito por uma comissão instalada na Câmara Municipal, a estimativa era de 5 mil postes apagados em toda a cidade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.