Apesar de déficit, cidade ainda mantém porcentagem alta de arborização
ROGÉRIO MATIVE
Em 18/05/2025 às 12:00
Apesar de déficit, cidade ainda mantém porcentagem alta de arborização
(Foto: ROGÉRIO MATIVE)
A cada dia, o cenário de calçadas com tocos à mostra constata a evolução da erradicação de árvores na maior cidade do Oeste Paulista diante de um plantio que tropeça na corrida contra o tempo. E o reflexo surge nos nûmeros: dos 118.995 imóveis prediais, 6,55% deles estão em ruas sem nenhuma árvore plantada, ou seja, 7,84%.
O levantamento faz parte do Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados mostram ainda que 10.768 domicílios, ou 12,88%, contam com uma ou duas árvores em toda a via. Já 17,54% dos imóveis têm ruas com três a quatro espécies plantadas, o que corresponde a 14.664 imóveis.
Nem tudo é cinza...
A cidade também conta com ruas verdes: 51.576 domicílios estão localizados em vias com cinco ou mais árvores plantadas, ou seja, 61,69%. Atualmente, Prudente detém uma malha viária formada por 5.752 logradouros, entre travessas, alamedas, ruas e avenidas.
“A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos. A redução da temperatura é uma consequência importante, diminuindo a incidência de ilhas de calor ao longo do tecido urbano. Ao integrar os resultados da pesquisa urbanística com práticas de arborização, os municípios podem criar ambientes urbanos mais sustentáveis e agradáveis, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes”, frisa o analista do IBGE, Maikon Novaes.
Raio-X, com comparação
Atualmente, Prudente apresenta média de plantio de 15 metros por habitantes. O ideal é chegar a 20 metros por habitante visando eliminar o déficit de arborização nos próximos anos.
Em dados inseridos no Programa Município Verde Azul, a cidade prudentina apresenta 52,7% de área verde em sua malha urbana.
De acordo com o IBGE, a cidade soma 92,11% de vias com pelo menos uma árvore plantada. Birigui aparece em primeiro no ranking nacional, ao totalizar 98,4%. Por lá, 79.6% dos domicílios estão em ruas com cinco ou mais árvores presentes.
Panorama geral
No Brasil, há 58,7 milhões de moradores (33,7%) vivendo em vias sem arborização, enquanto 114,9 milhões (66,0%) vivem em vias com presença de árvores.
Em termos de densidades de arborização, 35,6 milhões das pessoas (20,4%) contabilizadas com presença de árvore residem em vias com até duas árvores, 23,5 milhões (13,5%) em vias com três ou quatro árvores, enquanto 55,8 milhões (32,1%) localizam-se em vias com cinco árvores ou mais.
São José (SC) é o município com mais de 100 mil habitantes menor percentual de moradores em vias com arborização (15,1%), enquanto Maringá (PR), o maior (98,6%).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.