Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alvo de envenenamentos, figueira recebe cercamento após dois anos

Da Redação

Em 06/01/2021 às 12:39

Tombada como patrimônio paisagístico, a espécie resiste aos constantes envenenamentos

(Foto: Mariana Padovan/Secom)

Após dois anos de sofrer o primeiro atentado, a figueira centenária localizada ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM), na Rua Bela, recebeu cercamento e melhorias ao seu redor. Tombada como patrimônio paisagístico, a espécie resiste aos constantes envenenamentos realizados por pessoas desconhecidas possivelmente interessadas na liberação do espaço.

Iniciadas em novembro, as obras foram concluídas nesta semana com a instalação de 20 metros quadrados de gradil, além da restauração do alicerce de alvenaria. A iniciativa integra as medidas de preservação adotadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) como forma de inibir o criminosos.

Também foi necessária a reparação da grade de proteção do PUM, que sofreu danos após a queda de um galho tomado por cupins devido ao envenenamento.

Apesar de contar com proteção por meio de decreto de tombamento, a figueira já sofreu seguidos envenenamentos e até um incêndio.

Boletins de ocorrência foram registrados e o Ministério Público Estadual (MPE-SP) acionado, contudo, nenhuma investigação foi aberta até o momento.

No começo de 2019, o Portal denunciou o primeiro atentado, o que provocou grande repercussão e sensibilizou especialistas da Unesp, que ofereceram ajuda para salvar a figueira.

Atualmente, após os ataques, a figueira perdeu vários galhos e sua copa teve queda considerável de cobertura.

Imagens revelam contraste após 20 meses |Fotos: M2 Comunicação

Protegidas por decreto

Dentre as normas previstas pelo decreto, estão o impedimento de corte, a remoção, o replantio, a queima, a poda drástica e toda e qualquer prática de injúria, que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário.

Além dessa espécie localizada na Rua Bela, a cidade conta com mais duas figueiras centenárias tombadas como patrimônio paisagístico: na Rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abbud, e no Parque do Povo, entre as avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio.

Em uma delas, também foi realizado novo calçamento e o cercamento. Já a árvore do Parque do Povo ganhou uma luminária.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.